8 DICAS DE COMO ESTUDAR A BÍBLIA E ENTENDER A HISTÓRIA DE CRISTO

Estudar a Bíblia é algo muito importante para todo Cristão, pois o estudo do livro sagrado nos torna capaz de testemunhar o Evangelho. Mas nós sabemos que não é um estudo fácil, é longo, interpretativo e requer muita dedicação do fiel. Veja abaixo algumas dicas para facilitar o seu estudo da Bíblia Sagradae entender melhor a palavra de Deus.

8 DICAS DE COMO ESTUDAR A BÍBLIA E ENTENDER A HISTÓRIA DE CRISTO

Antes de tudo, prepare o seu coração e a sua mente para o início deste estudo. Através da Bíblia Sagrada você chegará à plenitude do contato com Deus, por isso é algo que poderá mudar a sua vida como cristão. Tudo pronto? Vamos lá.

  • LUGAR, HORÁRIO E TEMPO DE ESTUDOS

    Seja dedicado como um estudante que precisa passar no vestibular. Você precisa dedicar-se diariamente (ou com a maior frequência possível no dia a dia) para a leitura e interpretação da Bíblia. Por isso, separe um local calmo, um horário do dia que te deixe tranquilo, e estabeleça um horário de começo e de fim. Tem dia que vai dar vontade de não parar de ler, e outros que o cansaço vai te pedir para parar antes, mas seja determinado, tente cumprir o horário estabelecido para o estudo. Nós sugerimos que você dedique, inicialmente, entre 20 e 30 minutos diários para leitura e interpretação diária.
  •  

    CRIE UM PLANO DE ESTUDOS

    Você deseja estudar a Bíblia completa? Apenas o Novo Testamento? Quer ler primeiro algumas passagens específicas? Decida isso antes de começar. É preciso determinar quais são os seus objetivos. Lembramos que há partes da Bíblia mais simples e outras mais complexas e o ideal é que você as equilibre como achar melhor para que não desista do seu estudo. Quer fazer o estudo da Bíblia completa em um ano? Veja aqui nossa sugestão de plano de estudo.
  •  

    PROCURE ENTENDER O CONTEXTO DAQUILO QUE ESTÁ LENDO

    Boa parte da compreensão do texto bíblico passa pelo entendimento do contexto em que aquilo que está sendo narrado aconteceu. Não leia a Bíblia só por ler, tente entender a quem aquelas palavras estão sendo dirigidas, qual livro aquela leitura faz parte, se ficar na dúvida, busque em livros ou na internet qual era o contexto histórico daquela passagem para entender os pormenores de cada leitura. Quando terminar a leitura diária, pergunte-se: “Quem está falando a quem? Por quê? Quando e onde tudo isto ocorreu?”. Se souber responder todas essas perguntas, terá entendido completamente a mensagem da leitura.
Leia também: O que a Bíblia diz sobre reencarnação ?

  •  

    ENTENDA AS PALAVRAS

    Além de saber interpretar as leituras, o conhecimento das palavras também é muito importante. Como o texto foi traduzido com uma linguagem não muito acessível, é preciso ter cuidado no entendimento. Não guarde a dúvida, procure sempre no dicionário ou na internet o significado de cada palavra que você não entender, não tenha preguiça.
  •  

    NÃO SE ESQUEÇA DO LADO ESPIRITUAL

    A leitura da Bíblia não é a leitura de um texto qualquer. Existe uma carga espiritual muito grande naquelas palavras. Por isso, não deixe de fechar os olhos e sentir o poder daquelas palavras em sua vida e sua religiosidade, ore, medite e entre em contato com Deus sempre antes ou depois do seu estudo, pois ele irá ajudar no seu entendimento. Trate a Bíblia com consideração e busque sempre em oração a ajuda de Deus para uma compreensão correta dela.
  •  

    FAÇA ANOTAÇÕES E MARCAÇÕES

    Como não esquecer daquilo que foi lido? Fazendo anotações. Como um bom estudante, tenha um caderninho onde você anota com suas palavras e de forma resumida aquilo que aprendeu no dia e também para transcrever passagens importantes e que te tocaram durante o seu estudo. Fazer marcações com aqueles papeizinhos coloridos com cola (post-it) também é ótimo, assim você pode revisitar passagens importantes do seu estudo.
Leia também: 8 formas proveitosas de ler a Bíblia.

  •  

    NÃO DESISTA NAS PRIMEIRAS DIFICULDADES

    O estudo da Bíblia não é algo simples, mas ele é necessário. Por isso, se você desistir por um dia, ou um tempo, retorne, não abandone. Não desista, não fraqueje, o conhecimento da palavra de Deus é divino e é eterno, só irá atrair coisas boas para a sua vida. Peça força e perseverança a Deus ou ao seu Santo de Devoção.
  •  

    ESTUDE PARA CONHECER A VERDADE, NÃO PARA DEFENDER CRENÇAS PESSOAIS OU TRADIÇÕES HUMANAS

    Algumas pessoas estudam a Bíblia para poder discutir com outros, para dizer que sabe mais sobre a palavra de Deus, ou para tentar justificar a condição humana. Não faça isso, a Bíblia não é um livro para ser lido com esses intuitos, é uma palavra sagrada, para elevação espiritual e vivência do Evangelho. Leia a Bíblia de coração aberto para conhecer a palavra de Deus e nada mais.
  • fonte:www.wemystic.com.br

Comentários